quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Sobre bikes e fones de ouvido.

Se você só pedala bicicleta ergométrica esse post não é pra você!

Certa vez, eu era um molequinho de uns 12, 13 anos peguei minha BMX cromada que eu adorava e fui tranquilão dar meu role na rua (só podia ficar andando em elipses na mesma rua). Até aí nada de mais. Acontece que eu tinha acabado de ganhar um headphone de um tio meu e
resolvi pegar meu toca fitas/ radio de pilhas Aiwa (Walkman™ é só o da Sony) (OK, fui criança nos anos 90 e estou beirando os 30) e saí pra pedalar escutando um som dos Mamonas Assassinas (eu tinha uma fita K7). Nada de mais... Afinal de contas eu estava pedalando só na rua de casa, no mesmo quarteirão, tudo sussa, certo?!? ERRADO! E já explicarei o porque.

E lá estava eu todo pimpão pedalando quando avisto meu pai vindo na rua, voltando do trabalho. Quando o vi pedalei com força ao encontro dele. Tirando essa vez, não lembro de outras grandes broncas (a não ser pelas más notas na escola relativamente regulares na época). Mas foi uma bronca daquelas. Por pouco meu pai não quebrou tudo. O que ele disse? "NÃO PODE ANDAR DE BICICLETA NA RUA COM FONE NO OUVIDO NÃO!!! ISSO TIRA SUA ATENÇÃO!!! AÍ VOCÊ NÃO OUVE O CARRO VINDO E... QUERO NEM PENSAR. JÁ PRA DENTRO!!!"

Hoje lembro desse episódio com freqüência. Mais precisamente toda vez que vejo alguém pedalando em meio urbano dividindo espaço com carros e ônibus com fones nos ouvidos.

Em minha humilde opinião, usar fones de ouvido pedalando é uma roleta russa ao inverso. Tudo pode dar certo e nada acontecer com a pessoa, mas tudo pode dar errado e o pior acontecer. E acredito que as chances da segunda opção são maiores.


A nossa audição, em condições normais, já é um sentido tão importante quanto a visão. Quem dirige ou pilota além de pedalar, sabe do que estou falando. Não são poucas as vezes em que finas são tiradas por não ver o outro veículo no curso que tomou (mesmo sinalizando). O caso das bikes é semelhante ao das motos quanto a vulnerabilidade a qual se está sujeito. Deu mole e não ouviu a buzinada, chão! Deu mole e não escutou o barulho do motor se aproximando, chão! Há um dito popular repetido por que tem medo de andar de moto que é: "na moto, o pára-choque é o motoqueiro". E na bicicleta? É o ciclista, lógico.

Fico apreensivo quando vejo alguém pedalando na rua, entre carros, usando fones como se aquela pedalada fosse recreativa, mas é locomoção. Sinceramente, isso é uma irresponsabilidade. Assim como também é dirigir e teclar ao celular ou dirigir com os vidros fechados ouvindo música com fones de ouvido.

E um detalhe que não mencionei é o fato de eu não ver/ ler/ ouvir nada sobre o assunto em sites e blogs sobre bicicleta.



Quem chegou até aqui na leitura merece meu apreço e é a você que peço: Não corra esse risco! E não deixe que seus amigos e pessoas que ama cometerem. Agradeço a quem leu até o final e ao meu pai e mãe que sempre se preocuparam comigo quando estou sobre os pedais.



Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário