segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Circuito Pedalar 2015

Essa foi minha cara depois de terminar o percurso...
Para um primeiro evento eu curti pra caramba... toda a estrutura parecia bem legal. Não notei muito porque chegamos atrasados e a "corrida" já havia começado. Mas vamos do início.

Quando soube do evento logo chamei um amigo de pedal das antigas pra ir também, ele fez a inscrição e ficamos na expectativa. Durante toda a semana passada o clima no RJ ficou bem ruim para pedalar. Chuvas intermitentes e ventos frios perduraram toda a semana. Na sexta-feira ou no sábado esse amigo me questionou: "Se estiver chovendo amanhã, você vai?". Minha resposta foi: "Claro! Já tá pago!". No sábado ainda, ao voltar do Leblon, onde busquei os kits, eu procurei saber sobre o esquema de embarcar no trem com bicicletas e fui informado pelos agentes da SuperVia (@SuperVia_trens) que era só chegar e pedir que o portão seria aberto.
No dia seguinte (dia do evento. 13/09) as aventuras já começaram bem cedo... Estava chovendo pouco, frio e eu me atrasei ao levantar (prevíamos sair umas 06:00 de casa para estarmos as 08:00 no Aterro do Flamengo). Chegamos à estação de trens e passar pelo guichê com as bikes foi bem light. Parabéns à @SuperVia_trens pela facilidade de acesso! Entramos no trem no último vagão e o trem já estava cheio, o que é incomum para um domingo, ainda mais um domingo chuvoso. Não tardou o trem parar nas estações seguintes e o povo das bicicletas, indo para o evento, começou a entrar e ocupar o espaço. Tinha gente com bicicleta pra todo gosto. Com caidinhas e com Elite 30™. O que é muito massa porque mostra que a galera quer pedalar e não importa se minha bike é top ou Barra Forte™.
Ainda no trem fizemos amizade com uma galera da nossa região que participava de um grupo de pedaladas, o Pedal Anchieta, e já fomos durante o percurso esquematizando a ida da Central ao Aterro pedalando. Ao chegar na Central encontramos mais uma galera do grupo e vou te falar hein... o galera animada pra pedalar!
Conversa vai, conversa vem, acabamos nos atrasando um pouco pra sair da Central e chegamos uns 15 minutos após a largada do evento. Chegando no aterro fomos direto pra dentro da área de percurso e "caímos dentro". Durante o caminho percebi que o pessoal do grupo voltaria pedalando pra casa e isso significa mais uns 40 quilometros (segundo meu professor de Tratamento de Dados é quilometros mesmo, e não quilômetros) e esse seria o barato deles enquanto que o meu, a princípio, era o evento. Fora que meu amigo L. Felipe tinha trocado o selim recentemente e ainda estava se acostumando com o novo. Reclamou diversas vezes e por muitas outras eu me pegava olhando pra trás procurando ele e via que ele tinha ficado pra trás, mais devagar. Certo pedaço do percurso alguns do grupo, ele e eu cortamos caminho por um dos retornos das pistas do Aterro pra encontrar o pessoal que tinha disparado na frente. Como disse, o barato pra eles seria voltar pedalando pra casa e não exatamente pedalar no evento. Logo que entramos na pista voltando o L. Felipe mandou: "Pô... queria andar o percurso todo... esse pessoal vai cortar caminho mesmo?" Eu respondi que sim e pontuei minha percepção sobre o fato de o grupo estar mais na pilha de voltar pra casa pedalando, mas logo disse: "...então vambora cara!" e saímos em disparada, separando do grupo, a fim de pegar o próximo retorno e voltar para o curso de ida dos primeiros 5 km. Demos a volta e alcançamos o grupo chegando na linha final fazendo muito barulho com buzinas, sirenes, apitos... Nessa hora a galera que já tinha passado a linha olhava sem entender muito o que era aquela bagunça... foi divertidasso... 

Confere aqui um videozinho da galera chegando ao final 

Depois disso foi só pegar a medalha e ir embora. 

Voltamos até a Central do Brasil pedalando e o percurso do evento e da volta pode ser conferido aqui no Strava. Meu Circuito Pedalar no Strava

Obs.: Vou ter que desmontar a bike pra fazer uma manutenção fina porque o que tinha de água/ terra/ lama/ óleo de asfalto entranhando na magrela... Tem muito tempo que pedalei em tempo chuvoso e já não lembrava como a bike ficava depois. A quantidade de ruído que ela fez... Nuuuu (como dizem meus amigos mineiros). Ahhh e ainda "perdi" o freio dianteiro. Talvez pela trepidação+água/óleo de asfalto as pastilhas afrouxaram e fiquei sem freio. Vou aproveitar e trocar os V-brakes por novos que  já chegaram. Conto mais depois...

Então é isso aí... Vou ficando aqui nesse meu primeiro relato, mas já tenho mais uns Posts pra escrever. Até a próxima. 


Paz.

2 comentários:

  1. Legal.... gostei do relato... também fui no circuito pedalar só que em SP....
    quem sabe a gente pedala juntos de dobrável um dia...já que vou com a minha dobrável
    nas olímpiadas RIO-2016... cicloabraços - joaozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Joãozinho..Quem sabe não nos vemos por aqui em 2016... Abraços aí. Bons pedais

      Excluir