quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sobre bicicletas, sustentabilidade e a campanha da Sorine.

O conceito de sustentabilidade é relacionado ao termo "desenvolvimento sustentável', definido como aquele que atenda à necessidade das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. E esse conceito é diretamente ligado à ideia de meio ambiente, "planeta verde", consumo consciente, entre outras coisas consideradas "ecochatas" por algumas pessoas. Confesso que acho isso as vezes também...

Antes de continuar, quero deixar claro que trabalho na área ambiental há mais de 5 anos e possuo formação técnica na área ambiental. Logo, o que escrevo aqui não é "orelhada". É minha opinião sobre o assunto. 



Mas o que me levou a escrever esse post? Foi um Twitt patrocinado pela Sorine™ com essa campanha, chamda "Pedal de atitude". Por que me chamou a atenção? Estava no trem quando li esse twitt e me vieram algumas perguntas a mente... Mas vou descrever do que se trata tal campanha caso não queira dar um Page View pra Sorine. 



O headline da campanha é: "Pedale por um presente melhor e inspire esta atitude para plantarmos um futuro mais saudável." (...) Vamos em frente... 

A campanha parece ser feita em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e basicamente 1pede que o usuário instale um aplicativo gratuito da Sorine™ e através dele poste fotos ou vídeos após uma pedalada. O usuário é incentivado a pedalar e seus quilometros pedalados correspondem a árvores nativas que serão plantadas em parceria com a Fundação SOS M.A.. Além disso, o usuário é incentivado a desafiar seus amigos a fazerem o mesmo. 

Segundo pode ser visto no hotsite, o impacto dessa atitude será: 

  1. Menos inundações, pois a vegetação aumenta a área permeável do solo; 
  2. Menos falta de água, pois a vegetação funciona como um válvula controlando a vazão; 
  3. Água com melhor qualidade, pois a mata preserva a água em altos níveis; 
  4. Ar mais puro, pois aumenta a produção de oxigênio e reduz gás carbônico; e 
  5. Controle da poluição, pois as árvores reduzem a temperatura média. 

Vou agora começar minhas considerações sobre os pontos acima. 

1. Menos inundações, pois a vegetação aumenta a área permeável do solo; 
Como é? A vegetação aumenta a área permeável do solo? Fale-me mais sobre isso. 
Até onde sei (e estudei) o que a vegetação faz pelo solo é evitar que a água (da chuva, por exemplo) o agrida diretamente, fazendo com que essa água percole com menos intensidade e com isso danifique menos o mesmo. Solo com vegetação também fica menos suscetível à erosão. Logo, ao meu ver, vegetação não aumenta a área permeável do solo. Ela faz com que o solo seja permeável na medida certa. 

2. Menos falta de água, pois a vegetação funciona como um válvula controlando a vazão; 
Oi? Como uma válvula? Realmente não entendi... de verdade. 

3. Água com melhor qualidade, pois a mata preserva a água em altos níveis; 
Mais uma... "a mata preserva a água em altos níveis"? Sério? Não entendi essa também... 

4. Ar mais puro, pois aumenta a produção de oxigênio e reduz gás carbônico; 
Ok. Com essa não dá pra descordar. 

5. Controle da poluição, pois as árvores reduzem a temperatura média. 
Outra que é, de certo ponto, "concordável". Locais arborizados são realmente mais agradáveis que locais sem árvores. 

Mas vamos aos meus questionamentos de fato. 

1- Será que a empresa não poderia somente fixar uma parceria com a Fundação SOS e DOAR mudas de árvores nativas para serem plantadas em locais estratégicos? 

2- Será que a empresa não poderia financiar ou começar projetos de pólos de educação ambiental para crianças? 

3- Se o app é gratuito, de onde a empresa tira fundos para conseguir as 2550 ou 4500 árvores que serão plantadas pela Fundação SOS? Isso me leva a fazer novamente a pergunta nº 1.

4- Onde as árvores serão replantadas?

5- Árvores reais serão replantadas ou é alguma equivalência tipo "deixou de consumir combustível fóssil, deixou de emitir Dióxido de Carbono (CO2)"?

Esses questionamentos me fizeram pensar que porcarias de campanhas como essa acontecem somente para promover a empresa. O que me leva a crer, também, que é uma empresa que leva o "meio ambiente" como fachada para vender sua imagem como "empresa com atitudes sustentáveis". Tenho bastante repulsa com esse tipo de atitude e isso é o que me desmotiva com a área ambiental em nosso país.
Sustentabilidade também é uma ideia meio obscura. Em minha humilde opinião, educação ambiental deveria ser ensinada para crianças desde a pré-escola e, obviamente, em casa pelos pais. Não jogar lixo na rua, reduzir o consumo de energia elétrica e água e reduzir o consumo de produtos de forma geral deveriam ser aprendizados intrínsecos da vida de qualquer pessoa. Infelizmente não são, eu sei.
Se parar pra pensar, nós somos o único animal que destroe/esgota o habitat em que vive.
Outra coisa que acho interessante pontuar: Não conheço uma pessoa que use remédios como o Sorine (descongestionantes nasais) que não sejam viciados nesse troço.

Enfim, acho bom o hype das bicicletas. De verdade! Mas não é com foto e vídeo compartilhado em redes sociais por app de celular que o movimento pela melhora da qualidade de vida através da bicicleta vai aumentar e muito menos a possível melhora na mobilidade urbana vai acontecer. Ah... e esse tipo de atitude não salva o planeta. Mas falarei o que penso sobre "bicicletas salvando o planeta" e mobilidade urbana num post futuro.

Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário