terça-feira, 3 de maio de 2016

Sobre fitas anti-furo para pneus.

Desde 14/11/2015 eu tenho usado fitas anti-furo nos meus pneus 26x1.5 lisos e foi uma das melhores compras que já fiz pra minha bike.
Recapitulando... depois do Circuito Pedalar em setembro de 2015 eu fiquei 3 meses com a bike parada. Esperando grana pra novas peças e depois tempo para montá-las. Acontece que minha bike ficou péssimas com a chuva que encarei nesse dia.

Coloquei as peças todas e voltei a pedalar dia 14/11/15. Nessa ocasião eu pus fitas anti-furo nas rodas depois de muitas pesquisas sobre. Vi muitos preços e algumas marcas, entre elas a famosa (e cara) Mr. Tuffy. Procurando e procurando eu acabei achando um site de uma loja que já citei aqui em algum post, a KF Bikes, onde comprei algumas peças que mesmo com frete saíram mais em conta que comprar aqui na minha cidade. Nessa loja achei essas fitas anti-furo de fabricação nacional pela metade do preço de uma Mr. Tuffy que vi em minhas buscas. Comprei. Ótimo atendimento, respostas rápidas, desconto para transferência bancária e não, não estou ganhando nada pela propaganda da loja. Recomendo pelo mesmo motivo que me faz avaliar um local que frequentei no FourSquare, mostrar minha opinião sobre um lugar/serviço e recomendar os bons. Pra mim, bom atendimento é tudo na relação lojista-cliente. Mas enfim...

Acontece que faz quase 6 meses, aproximadamente 563 quilometros que não sei o que é ter um pneu furado. Pedalo predominantemente em asfalto, mas quem pedala em meio urbano sabe que as sarjetas contém muitos detritos que são capazes de minguar nossas pedaladas. São pedras grandes, pequenas, pontudas, cacos de vidro,  areia, restos de arames de pneus de carros e caminhões que estouraram, entre outras muitas coisinhas capazes de furar nossos borrachudos. Em todo esse tempo passei sem dó sobre tudo isso nas ruas e algumas estradas de chão batido e meus pneus estão lá, lindões e cheios. Sem furos ou rasgos. E nada parece mostrar que isso mudará (assim espero).

Uma alternativa "barata" às fitas anti-furo são cortar tiras de cinto de segurança de carros na medida do seu pneu e colocá-lo entre o pneu e a câmara. Não testei mas na época das minhas pesquisas pré-compra vi essa recomendação em algum site. Creio que seja porque a trama das fibras de Nylon™ são bem juntas e provavelmente por isso impede o furo da câmara de ar. De qualquer forma, foi um bom investimento. Desde que pus as fitas não furei pneu e, lógico, não precisei remendá-los. Nem câmara reserva eu ainda tenho (isso é imprudente, eu sei, mas é mera falha minha).

Podem conferir o vídeo do canal Pedaleria com o teste da taxinha nas Mr. Tuffy e ver que o negócio vale a pena.





Aqui outro vídeo das fitas.



Apesar de eu ler relatos de foristas (fórum do site Pedal.com.br) dizendo que as rodas ficam mais pesadas e talz, mas cá pra nós, que diferença pode fazer 1 quilo a mais ou a menos no meu estilo de pedal? Logo, acho mais simples usar uma fita anti-furo que um pneu tubeless.

Espero ter dado boas dicas. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário