quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sobre a IV edição do workshop da Transporte Ativo. Parte I

Em abril de 2016 a ONG Transporte Ativo promoveu um workshop com o tema: "Mobilidade Urbana. Promovendo a mobilidade por bicicleta". Pode ler sobre o evento no site deles aqui.
Eu participei e vou colocar nos próximos posts (vou dividir e 3 partes, uma pra cada dia de Ws) o que achei e aprendi com o evento, ou seja, minha visão sobre o que rolou.
Nos dias 27, 28 e 29 de abril aconteceu no Estúdio X, na Praça Tiradentes, um workshop sobre mobilidade urbana no Centro do Rio promovido pela ONG Transporte Ativo. Nessa primeira parte vou contar como consegui participar do evento e o que rolou no primeiro dia de Ws.

Acompanho os trabalhos da ONG há um tempo pelo blog deles e talz... Certa vez, lendo o blog Vá de Bike, do Wiliam Cruz, eu vi que aconteceria esse evento e o tema vinha me interessando há algum tempo (desde o ano passado quando comecei a pensar em ir de bike ao trabalho). Desde então venho lendo e pesquisando sobre o tema mas não dei muita atenção ao workshop até saber que aconteceria durante minhas férias. Ao entrar no site da TA (como vou me referir à ONG) e iniciar o preenchimento do formulário de inscrição,  percebi que o evento era voltado para coletivos, ONGs e iniciativas desse porte que estão envolvidas ou com a bicicleta ou com a mobilidade urbana e não era aberto ao público "comum" como eu, inicialmente. Desanimei e deixei pra lá. Tempos depois li outra postagem de algum blog sobre o WS e voltei a me interessar. Entrei no site da TA de novo, fui no menu 'contato' e enviei uma mensagem com minhas dúvidas: se era aberto ao público como eu, quanto custaria,  etc. etc. etc.

Para minha surpresa,  o responsável pela ONG, conhecido por Zé Lobo, respondeu que o evento era voltado somente pra coletivos sim, que eram apenas 75 vagas mas que era pra eu preencher um formulário de inscrição individual que me passou por link, pois se rolasse de haver vagas eu poderia participar. Preenchi e enviei em 11 de abril. Só voltei a fazer contato com ele no dia 25/04 pra saber se seria possível ir porque desde o e-mail trocado e formulário preenchido eu não fiz mais contato e não sabia se poderia ou não ir. Acabou que meu nome estava lá e fui feliz da vida participar do evento onde teria uma galera que fala minha língua e tem a paixão que eu tenho pela bicicleta. Já fui animado... mas vamos aos assuntos...

No primeiro dia rolou uma palestra com a Clarisse Linke, Diretora Executiva do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), que trouxe o conceito de Sociedade Civil. Para tratar do assunto ela trouxe pontos de vista de Hobbes (1651) com "O homem é o lobo do homem", Locke (1690) com "Visão mais gentil sobre a natureza do homem" e Tocqueville (não anotei o conceito tratado desse filósofo, mas creio ser algo em torno de a "Organização da Sociedade Civil"). Citou também Gramsci (1971) com "Sociedade Civil como uma esfera separada do Estado e do Mercado". Citou Habermas (1981) com "Proponente da esfera pública como espaço para discussão".
Nessa palestra ela falou sobre:
  • Benefícios coletivos com recursos privados
  • Configuração do 3º setor - início e final do século XX
  • Modelos de gestão (teorias clássicas Tayloristas, Weberianas, etc.)
  • Conceito de Contrato Social e a discussão sobre criação de um Novo Contrato Social
  • Entendimento contemporâneo de sociedade civil
  • Organizações privadas, mas com finalidades pública e até que ponto isso vale a pena
Foi pontuado que sempre há um projeto político e a importância da Legitimidade, credibilidade e representatividade das organizações, coletivos, etc.

E sobre a estruturas das organizações que prezam pela mobilidade urbana, a Clarisse ainda citou:

  • Qual deve ser a função e o perfil dos conselheiros
  • Como montar uma equipe?
  • Voluntários ou funcionários?
  • Como alavancar recursos?
  • Que recursos? Quais as "regras"?
  • Que tipo de parcerias estabelecer?
  • Como garantir resultados?
  • Quem queremos influenciar?
  • Como somos percebidos? Como nos percebemos? O que é verdade?
  • Tantos projetos, como priorizar?

Na parte da tarde ela mostrou ferramentas de análise para gestão:

Elaboração de cenários - foi falado sobre famosos caso da África do Sul pós-Apartheid; Quanto mais diverso o público participante, mais eficaz será a análise; Ferramenta interessante para o estudo/discussão sobre mudanças climáticas, por exemplo.

Mapa de atores - Ideal para o planejamento de uma ideia compartilhada por mais de uma pessoa que pensam "igual"; Não se divulga abertamente os resultados; Quem entra no Mapa de Atores de uma causa não necessariamente entra no mapa de atores de outra causa da mesma organização.

SWOT/FOFA - Geralmente empregada com cunho comparativo/competitivo.

Foi um tempo muito proveitoso e divertido. Bom pra conhecer mais gente diferente, abrir a mente pra novos assuntos e culturas e aprender sobre como está o assunto no Brasil.

Em breve postarei sobre o 2º e 3º dias de evento.



As fotos do 1º dia de workshop podem ser vistas na página da Transporte Ativo no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário