quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sobre a IV edição do workshop da Transporte Ativo. Parte III

Em abril de 2016 a ONG Transporte Ativo promoveu um workshop com o tema: “Mobilidade Urbana. Promovendo a mobilidade por bicicleta”. Pode ler sobre o evento no site deles aqui.
Eu participei e comecei a postar o que achei e aprendi com o evento, ou seja, minha visão sobre o que rolou no Ws, no último post (dividi em 3 partes, uma pra cada dia de Ws, e esse é referente ao 3º dia).
Nos dias 27, 28 e 29 de abril aconteceu no Estúdio X, na Praça Tiradentes, um workshop sobre mobilidade urbana no Centro do Rio promovido pela ONG Transporte Ativo. Nessa terceira parte vou contar o que rolou no último dia de Ws.

No cronograma do evento constava que no último dia haveria uma pedalada saindo da Praça Mauá e indo até o Leblon. Como não uso o BikeRio e não tenho dobrável, tive que ir de casa ao ponto de encontro, na Praça Mauá, com a minha bicicleta. Aí já começou a primeira dificuldade. Minha querida esposa já não gostou muito da ideia por conta dos perigos urbanos de trânsito que afligem a nó, ciclistas. Bati o pé e fui assim mesmo. Saí de casa as 10:00 e fui em direção ao Centro. Chegando na praça do Méier começou a chover e resolvi dar uma parada e esperar a chuva passar totalmente. Odeio pedalar na chuva pelo trabalho que tenho depois em limpar a bike, mas se já estiver no caminho e não tiver jeito, sigo em frente. Não demorou 10 minutos a chuva parou e eu segui.

Cheguei ao Centro, na Av. Presidente Vargas, por volta de 11:30. O início do rolê estava marcado para 13:00. Aproveitei que estava adiantado e parado no sinal e tirei umas fotos.

Bike parada na Av. Pres. Vargas no sinal com a Ig. da Candelária ao fundo. Foto: arquivo pessoal

Cheguei na Praça Mauá por volta de 12:15. Aproveitei pra tirar mais umas fotos do Museu do Amanhã.

Museu do Amanhã na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro. Foto: arquivo pessoal

O pessoal foi chegando aos poucos e só saímos de lá umas 13:30. Fomos pedalando devagar pelos trilhos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o MAM (Museu de Arte Moderna). Durante a espera a Renata Falzoni gravou um vídeo para o Bike é Legal. (e tô eu lá com uma camisa verde)

Foto da gravação. Zé Lobo, a esquerda, sendo gravado em entrevista para a Renata Falzoni do Bike é Legal, ao centro e turista a direita. Foto: arquivo pessoal.

O vídeo da reportagem do canal Bike é Legal, da Renata Falzoni:


E o Pessoal do Instituto CicloBR também gravou uma vídeo reportagem com o pessoal que foi na pedalada.



Chegamos ao MAM e depois de um momento de descontração fomos para o gramado atrás que dá vista para a Marina da Glória, estendemos uma toalha de mesa quadriculada, espalhamos os lanches que foram levados e fizemos um piquenique. Batemos papo, rimos bastante, tiramos fotos e quando deu umas 16:00 eu me despedi do pessoal porque minha volta levaria umas duas horas. Eu peguei a pista voltando pra casa e o pessoal seguiu até onde não sei, mas continuaram.

Foi massa demais participar de tudo isso, conhecer essa galera toda e ver que tem bastante gente envolvida e empolgada em “brigar” pela mobilidade urbana e em mostrar aos poderes públicos que os automóveis não são soberanos. Foram ótimos momentos de aprendizado e descontração. Espero participar de mais eventos assim.


  
Foto do pessoal que foi a pedalada no último dia de workshop. Foto tirada nos jardins do MAM pela Michelle Castilho.


Até os próximos relatos. o/

As fotos da pedalada do último dia podem ser vistas na página da Transporte Ativo, no Facebook.
Link do vídeo do Instituto CicloBR no Facebook:
https://www.facebook.com/Inst.CicloBr/videos/1237107266307230/

Contatos da Michelle Castilho, fotógrafa do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário