sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sobre o acidente/tragédia na ciclovia Tim Maia...

Bom dia.
Hoje, 22/04/2016, sexta-feira, venho aqui relatar uma notícia bem triste pra registrar o ocorrido ontem na ciclovia da Avenida Oscar Niemeyer, a ciclovia Tim Maia.
Pra começar, a Avenida Niemeyer é uma via que liga o Leblon a São Conrado, ambas áreas nobres do Rio de Janeiro. São 4 km de ciclovia, parte por fora da da Avenida, beirando o mar, como é bem relatado no site Vá de Bike nessa matéria.

A obra da ciclovia de quase 4 quilometros custou aproximadamente 45 milhões de reais aos cofres públicos e foi entregue em janeiro deste ano, sendo oficialmente inaugurada em 17/01/2016 e foi classificada como legado dos jogos olímpicos do Rio de 2016. Mas pode-se perceber, por essa matéria do mesmo site, o Vá de Bike, que as obras já estavam zoadas muito antes de serem entregues, não havendo fiscalização suficiente nos períodos em que as obras não aconteciam, "permitindo" aos pedalantes que acessassem à ciclovia mesmo sem estar terminada. Logicamente, isso não é só culpa da Prefeitura ou Construtoras, mas também do próprio ciclista que acessa obra da ciclovia não terminada, correndo riscos.

Particularmente, nunca quis ir a essa ciclovia porque sempre considerei o local perigoso. Não pelo mar, mas pela localidade em si. A "Niemeyer" em si já é perigosa, só passei de bike por lá uma vez e de carro, algumas vezes sentido Ipanema. Sempre pensei que pedalar ali teria um grande risco de assaltos e tudo mais, portanto, nunca fui até lá "aproveitar" a vista pro mar que a ciclovia oferece.

Então ontem, feriado, dia comum sem trabalho, acordei tarde e enquanto preparava o almoço meu celular tocou. Era meu pai. "-Já viu o que aconteceu com a ciclovia da Niemeyer? Uma parte dela caiu!!!" E foi assim que eu recebi a notícia. Liguei a TV rapidamente no noticiário e conferi a tragédia que creio não ter sido maior porque a via não é muito frequentada como outras são. Observei sem tirar maiores conclusões durante um tempo. Os Bombeiros já estava trabalhando intensamente e já havia relatos de que 3 pessoas teriam caído junto com a parte da ciclovia.

Foi a notícia que correu durante todo o dia. Só hoje conferi os sites sobre o mundo da bicicleta que acompanho pra ver o que disseram. Pelo twitter percebi que o pessoal da Revista Bicicleta ainda não tinha ficado sabendo do ocorrido. Estão atrasados. Nem sabiam que havia vítimas. Falando em vítimas, na tarde de ontem 2 vítimas foram encontradas mortas decorrente do desabamento. Ambas já foram identificadas. Ainda há rumores de que havia mais uma pessoa que caiu junto com a ponte, mas não acharam ela viva ou o corpo até o momento em que escrevo esse post. Os Bombeiros retomaram as buscas hoje pela manhã. Tudo isso é uma triste fatalidade ocasionada pela irresponsabilidade do Estado carioca que culpa a natureza, a força do mar e suas ondas do ocorrido tentando se isentar da responsabilidade de ter construído uma estrutura ao alcance do mar que suportasse sua força quando esse atingisse a via.

Vamos aos fatos segundo minha visão (já trabalhei em construtora privada que trabalhou pro governo. Sei do que estou falando). De início, o custo dessa obra é questionável. R$45.000.000,00 de reais pr 4 km de ciclovia??? Entendo que infelizmente as obras no Brasil são sempre superfaturadas, mas isso é muita grana pra pouca obra!!!
Depois alguns engenheiros relatando à Rede Globo (sic) e outros veículos de notícias de TV, como papagaios que repetem, diziam que o acidente foi ocasionado por uma onda muito forte que atingiu a via de baixo pra cima e ela estava projetada para suportar o peso e força de cima pra baixo. O mar estava de ressaca ontem, mas esse é um argumento bem idiota. O Juliano Yamada, que disse já ter trabalhado com Engenharia, deu argumentos muito pertinentes sobre a incompetência generalizada nessa obra. Fora twitts que vi onde diziam, por exemplo, que a ponte Rio Niterói (Presidente Costa e Silva) balança horrores normalmente, com milhões de veículos leves e pesados passando sobre ela todos os dias, e até hoje não esteve ameaçada de cair. Outro que vi foi um que mostrava que os arcos da construção antiga localizada exatamente abaixo do trecho que caiu está lá sofrendo impactos das ondas há mais ou menos 100 anos e está inteirinho! Todos podem até estar exagerando um pouco, mas fazem todo sentido. Como isso é possível? Negligência na construção da ciclovia.  O que me levou a acreditar que parte do dinheiro da construção da via foi desviada para financiar campanhas políticas de candidatos ligados aos governos do Rio.
Outro texto interessante que li, no Medium, mostrava a relação existente entre a construtora da ciclovia, a Concremat, e doações para campanhas de políticos que estão e estiveram nos governos do Rio desde 2006. Incluindo Eduardo Cunha e Sergio Cabral. O texto lembra que a construtora também é uma das investigadas pela Polícia Federal na operação Vidas Secas. O que isso diz? Que a chance de haver corrupção na construção dessa ciclovia é gigante.

Uma notícia interessante (pra não dizer que é boa. Porque não há parte boa nessa tragédia) que li hoje no Vá de Bike é que o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, ITDP, entidade que promove o transporte sustentável e equitativo pelo mundo, divulgou nota ontem pedindo uma perícia "independente e imparcial" para avaliar as causas do desastre na ciclovia. Veja a nota na íntegra.

Enfim... concluo que não dá pra ter fé na política e suas empreitadas "pelo povo" no Brasil ainda. Soma-se os problemas políticos e econômicos aos educacionais e não consigo ver luz no fim desse túnel. Não ainda.

O texto ficou grande, mas é de causar imensa indignação um descaso desses e tamanha negligência que põe em risco a vida de tantas pessoas. Conforme for aparecendo mais notícias eu atualizo o post.

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