quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sobre a IV edição do workshop da Transporte Ativo. Parte II


Em abril de 2016 a ONG Transporte Ativo promoveu um workshop com o tema: “Mobilidade Urbana. Promovendo a mobilidade por bicicleta”. Pode ler sobre o evento no site deles aqui.
Eu participei e comecei a postar o que achei e aprendi com o evento, ou seja, minha visão sobre o que rolou no Ws, no último post (dividi em 3 partes, uma pra cada dia de Ws, e esse é referente ao 2º dia).

Nos dias 27, 28 e 29 de abril aconteceu no Estúdio X, na Praça Tiradentes, um workshop sobre mobilidade urbana no Centro do Rio promovido pela ONG Transporte Ativo. Nessa segunda parte vou contar o que rolou no segundo dia de Ws.

Anotei as cidades que consegui perceber que estavam representadas no evento. São elas:

Rolou um debate na parte da manhã bem interessante sobre as formas de captar e gerir voluntários para a organização e o posicionamento instituição X políticos e o lobby entre as partes. Participaram de frente o Daniel Guth, e os representantes do Rodas da Paz, do Mobicidade de Salvador e do Ciclovida, tendo como mediadora a Renata Falzoni.

Ainda na parte da manhã aconteceu uma palestra do Vitor Andrade, Professor Doutor em Urbanismo da UFRJ.
A palestra abrangeu tópicos como “Transformar informação em ação”, mostrando como os dados são importantes para mobilizar o poder público em prol do favorecimento da mobilidade urbana, principalmente para o ciclista. Isso mostra a importância que organizações como a Transporte Ativo, que faz esse levantamento de dados, têm. Também foi mostrada a importância do design e arquitetura dedicados para um projeto de mobilidade eficiente e efetivo.


A tarde rolou uma palestra do Marcio Deslandes, Global Policies Director, carioca que trabalha na ECF – European Cyclists’ Federation – sobre a “Governança da bicicleta”. Nela, ele mostrou os princípios da governança (corporativa), fez um paralelo entre bicicleta e saúde e mostrou que “...é super fácil atingir o Poder público falando de saúde.”. Ele ainda fez paralelos entre a bicicleta e economia, espaço, mobilidade, turismo, segurança, acessibilidade e outros mais que não consegui anotar. Na palestra o Marcio fez um comentário que achei válido registrar. Ele disse que “...os ciclistas, na Holanda, respeitam os motoristas porque também são motoristas! Essa “rixa” entre motoristas e ciclistas precisa acabar. Toda essa “revolução” é pela sociedade e não para os ciclistas”.

Depois da palestra dele rolou um debate sobre governança pública pela/para a mobilidade por bicicleta tendo como participantes o Daniel Guth (São Paulo), o Luciano (Aracaju), a Gabriela (Alegrete) e ele mesmo. Os três primeiros representaram, respectivamente, a cidade grande, média e pequena.

No fim da tarde ainda teve uma palestra da Renata Falzoni, do Bike é Legal, sobre a “Paixão pela bicicleta” que foi bem rápida, mas fiquei impressionado com a paixão pela bicicleta e a energia que a Falzoni tem. É realmente impressionante.


Foi outro dia bem interessante e proveitoso, com muito conteúdo e aprendizado onde pude ver um pouco mais dos exemplos de coletivos de outras cidades do Brasil. Pude perceber que o movimento a favor da mobilidade, especialmente pela bicicleta, é forte em todo o país, mas tudo ainda é bem inicial se comparado a outros países em termos de legislação e regulamentação. Mas pessoalmente acredito que “a coisa tá andando”.


Foto por Michele Castilho. Todos os participantes do evento ao final do 2º dia.


As fotos do 2º dia de evento podem ser vistas na página da Transporte ativo, no Facebook.


Contatos da Michelle Castilho, fotógrafa do evento:

Site: michellecastilho.com
Facebook: /MichelleCastilhoFotografia
Twitter: @micastilhomi
Instagram: @MichelleCastilhoFotografia

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