segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sobre o Circuito Pedalar (ainda!)

Como o Circuito Pedalar me arrebentou!

Dia 13 de setembro desse ano rolou o Circuito Pedalar etapa Rio de Janeiro e eu corri os 10 km do evento. Quem quiser confere o relato aqui.
Estou há umas semanas sem registrar nada aqui porque elas foram meio corridas, mas ter corrido esse Circuito está me dando uma "dor de cabeça" com a manutenção da bike.

Acontece que pedalei na chuva e isso requer uma manutenção posterior. Ok, até aí. Eu precisei mesmo de uma manutenção corretiva inicialmente porque os freios foram para o espaço. Mas era preciso reparo nos cubos, raios, pneus e alguns outros itens que precisavam ser trocados mesmo. Afinal havia componentes na bike com quase 6 anos instalados, mas como não usei a bike continuamente essas peças foram ficando e quebrando galho até porque tem tempo que não faço um pedal mais longo. Aproveitei a necessidade de manutenção e decidi ajeitar os raios da bike, bem como os braços do V-Brake que uso. Nesse meio tempo percebi que enquanto eu mexia na magrela a coroa não não se movia, não girava, estava imóvel no lugar. Tentei girá-la e tive que fazer força para isso. Ela estava emperrada! Quando girou, estava "arranhando". Logo pensei: "ai não... mais um R$ que vou ter que gastar. Outro movimento central.". E não teve jeito. Após fazer  um bocado de força eu consegui tirar a peça e constatei que era realmente preciso trocar. Era questão de tempo até eu ficar na mão de algum jeito. E eu já vinha percebendo o peso do pedal, mas não passou pela minha cabeça que pudesse ser uma zica ali. Normalmente eu pensava que era falta de preparo minha mesmo. Que eu é que estava mole.
A peça estava enferrujada e a rosca plástica "solta" que prende a peça na caixa central se desfez! O plástico estava completamente ressecado e a ferrugem dominando o local. Deu trabalho pra tirar mas consegui. Limpei a área com água e óleo desengripante e agora estou aguardando o novo movimento central chegar. Mas ainda preciso achar outra câmara de ar 26 x 1.5 com válvula de 48 mm porque a que estava na bike veio com defeito de fabricação e eu só vi tempos depois. :-(
Fora isso, só preciso re-enraiar as rodas (que enraiei errado) e mandar desempenar. Assim conseguirei voltar aos pedais.

Mas algumas coisas eu aprendi:

1- Manutenção deve ser frequente! Não se deve esperar quebrar para trocar. Isso pode pôr sua segurança em jogo.

2- Agora sei (e tenho ferramentas para) sacar o pedivela e o movimento central.

3- Agora sei enraiar rodas.

Até mais.
Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário