quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Parte III. Sobre mobilidade Urbana

Esse é para aqueles super defensores ferrenhos do uso de bicicletas na locomoção diária casa-trabalho.



Essas pessoas normalmente não consideram que grande parte da população que trabalha nos grandes centros normalmente moram a dezenas de quilômetros de seu local de trabalho e é inviável ir de bicicleta. Digo isso porque nos últimos dois meses tenho ido ao trabalho de trem e mais precisamente no mês de setembro o uso do trem tornou-se insuportável. Os trens sempre estão superlotados e normalmente já chegam assim na estação que eu espero. Da estação próxima a minha casa até a estação terminal Central do Brasil, no Centro do Rio, a viagem dura cerca de 50 a 60 minutos (em condições normais s/ contar o tempo de espera) e o percurso possui entre 35 e 40 km. Agora imagina quem entra no trem antes de mim! E quem tenta entrar depois?

Fica absurdamente sacrificante ir trabalhar de trem, quiçá tentar ir de bicicleta por mais de 100 km por dia! Sem chance! (pelo menos para a maioria)
Nem mencionei o ônibus porque costuma demorar mais de 2 horas pelos mesmos 35 - 40 km. Mas é a única opção para quem não mora próximo a uma estação de trem ou metrô.
O metrô é um bocado mais rápido que o trem mas é tão lotado quanto. Sem contar que aqui no RJ, onde moro, esse modal só possui duas linhas que ligam a Z. Sul à Baixada Fluminense e a Z. Sul à Z. Norte. Há projeto de mais uma linha ligando São Gonçalo ao Centro e há uma em construção que ligará a Barra da Tijuca à Z.Sul. Como pode ser visto, a maioria das linhas passa pelo Centro mas se ligam à uma área nobre da cidade e isso não favorece, necessariamente, os moradores da periferia como eu.
Pelo Centro do Rio, Z. Sul e Barra da Tijuca ha ciclovias e confesso que nunca tive oportunidade de pedalar por elas, Mas sei que não são lá essas coisas.
Uma consideração que a maioria das pessoas com quem converso sobre ir ao trabalho de bike faz, é o fato de chegar muito suado no trabalho e, além de não ter um local seguro onde deixar a bike, na maioria dos casos a empresa/ prédio/ estabelecimento não possui local para uma higiene pessoal satisfatória após uma pedalada no calor do Rio. E isso faz toda diferença aqui.
Com isso tudo em jogo, local pra guardar a bike em segurança, local pra tomar banho, grande distância casa-trabalho, insegurança no trânsito, etc., fica dificílimo defender o uso da bicicleta como meio de transporte do cotidiano. Logo, não dá pra entrar numa "guerra" pelo uso da bike se a maioria não tem condições mínimas para usá-la como transporte.
Como eu disse na última postagem aqui no blog, o "melhor dos mundos" seria se tivéssemos infraestrutura de qualidade e suficiente que nos permitisse entrar no trem/ metrô com a bike todos os dias e em qualquer horário. Acredito que as coisas estão caminhando para esse ponto.


Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário