quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sobre a Cartilha do Ciclista

É sabido por muitos que São Paulo está a frente da maioria das cidades grandes brasileiras no que diz respeito a mobilidade urbana, principalmente pela bicicleta. Quisera eu que aqui no Rio de Janeiro houvesse mais iniciativas de estímulo ao uso de bicicletas.

Os links das matérias citadas estarão no final da postagem.

Hoje, li no site Vá de Bike uma matéria que foi atualizada ontem (07/10/15) sobre o lançamento da Cartilha para Ciclistas do Ministério das Cidades que ocorreu no Dia Mundial Sem Carro e acabei dando uma conferida na cartilha. A matéria pontua as críticas da UCB - União de Ciclístas do Brasil, mas isso você pode ler lá na página deles.

Sobre a cartilha... achei bem interessante mesmo, muito explicativa e com informações bem claras. E como disse anteriormente, São Paulo está a frente do movimento pró mobilidade urbana via bicicleta. Vide que lá, no Dia Mundial Sem Carro a CET - Companhia de Engenharia e Tráfego - com o apoio do banco Itaú, distribuiu uma cartilha para ciclistas bem parecida, mas a versão digital/ online só saiu no último dia 05. Quem copiou quem eu já não sei e não importa muito. O que importa é que materiais como esses são importantes indicadores das mudanças que podemos esperar e ver acontecendo.
Apesar dos meus últimos posts sobre mobilidade urbana, que podem ser vistos aquiaqui e aqui, e o que penso do atual cenário do assunto, acho super importante que essas discussões aconteçam, que materiais como essas cartilhas sejam criados e que o estímulo ao uso da bicicleta apareça cada vez mais. Reforço que o interessante mesmo seria o uso combinado, sem limitações de dias e horários, do transporte público coletivo com a bike.

Por fim, me anima ver que materiais informativos a ciclistas, motoristas e a quem mais se interessar estão sendo criados. Que, apesar do dissabor criado, infraestrutura também tem sido criada, mesmo que pouca ainda. Mas ainda há bastante coisa a fazer, bastante gente a ser educada e espero ver cada vez mais bicicletas nas ruas sendo usadas para passeio ou transporte. Lembremos que no Brasil normalmente as coisas começam erradas mas pelo caminho vão se acertando. Demora mais, mas...
Espero que o Rio de Janeiro, cidade sede das próximas Olimpíadas, possa começar a se mexer mais em prol desse assunto a tempo de eu poder usufruir dessas mudanças.

Matérias citadas:
Cartilha do Ciclista - Prefeitura de São Paulo

Cartilha do Ciclista - Ministério das Cidades

Ministério das Cidades lança Cartilha para Ciclistas, mas recebe crítica da UCB. Vá de Bike

Nenhum comentário:

Postar um comentário