sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sobre os pneus Kenda Karma.

Então... Como disse nesse registro, comprei um par dos pneus Kenda Karma na KFBikes.com.br. Já rodei uns 50 km em duas trilhas, uma leve com estradão regular e terreno pouco solto, mas com um bocado de poças com lama e água e outra mais pesada e íngreme com muito terreno de pedra/cascalho soltos e pouca lama. Acho que já deu pra ter uma ideia do quão bom ele é e onde deixa a desejar. Vamos lá.

Vou começar dizendo os aspectos que me agradaram. Gravei um vídeo sobre isso também pra registrar.

PESO                       

Segundo a loja que comprei o pneu pesa 560 gramas cada um, mas a impressão que tive ao pegar um deles parecia que era mais leve que isso. Essa massa distribuída pelo pneu dá essa impressão. Isso é um aspecto bem interessante.

ROBUSTEZ

Eu tinha pensado em comprar um 26 x 2.1 para que ficasse mais robusto e consequentemente, mais confortável. Acabei optando por esse Kenda por conta do histórico positivo que achei dele e o preço que caiu, mas ele é 26 x 2.0. Ao instalar percebi que ele deixou as rodas bem robustas como eu queria. Talvez o 2.1 fosse ar dor de cabeça ao passar por lama, pois esses 2.0 já ficaram próximos daquela parte inferior do quadro paralela a corrente. De qualquer forma esses me satisfizeram.

CRAVOS BAIXOS

Os são cravos baixos, mas são eficientes. Por ter cravos assim os pneus permitem uma rolagem excelente no asfalto (normalmente vou pedalando pelo asfalto até as trilhas mais próximas de mim). Mesmo com esses cravos tive tranquilidade em passar em terrenos mais lamacentos e em terrenos com mais solo solto (pedras/cascalho e areia grossa). Tive problemas em algumas subidas e já vou falar disso.

Agora os aspectos negativos:

PESO

Ao pegar o pneu e perceber sua leveza logo vem a impressão de que ele seja pouco resistente. Ele é resistente. Pelo menos resistiu bravamente às muitas pedras pontudas que passei por na trilha da rampa de salto que fiz com ele. O que não resistiu foi a câmara de ar traseira. Percebi o pneu murcho no dia seguinte a trilha.  Deve ter sido alguma “mordida de cobra” durante a descida que foi bem violenta, ainda mais pruma bike sem suspensão como a minha. Arrisco ainda que possa ter acontecido durante algum dos momentos em que eu, cansado de ficar de pé nos pedais, sentei no selim enquanto a bicicleta descia embalada num pedaço pouco menos acidentado.

LATERAL DO PNEU

As laterais do pneu são bem moles e aparentemente pouco resistentes. Apesar de eu ter posto ele a uma prova pesada na trilha que citei acima, o pneu não arregou diante das pedras que encontrei no caminho. E havia muitas hein...

CRAVOS BAIXOS

Os cravos são eficientes mas não tracionam quando levanto pra pedalar de pé numa subida, seja com terreno seco e pouco solto ou pouco molhado. Se cansar de pedalar sentado ou a coxa doer na frente e levantar pra exigir outro grupo muscular, provavelmente vai patinar e perder a subida. Aconteceu comigo algumas vezes. Logicamente isso não é um problemão até porque tem de ter em mente os tipos de pneu com cravos e suas aplicações. O Kenda Karma é mais recomendado para o estilo Enduro, onde encontrará subidas não muito íngremes e chão mais batido que exigirão que o ciclista pedale pouco de pé. No meu caso, esse problema da falta de tração nessa situação foi resolvido na força. Tive que “descer” uma marcha, o que deixou a relação pouco mais pesada, mas foi melhor para pedalar sentado. Força mais a parte dianteira da coxa mas melhorou MUITO a tração. Então creio que a solução seja eu treinar mais pra fortalecer a coxa a fazer mais força.

Opinião final:

O pneu é ótimo. Funcionou exatamente como eu esperava. Deu mais conforto ao pedalar e melhorou a estética por ser mais robusto e deixar a bike mais alta. Os cravos são eficientes para rodar em quase todo tipo de terreno que eu deva pegar nas trilhas que costumo fazer. Dificilmente pegarei trilha tão dura como a da Serra do Vulcão. Recomendo se quiser começar “por baixo” e não tiver grana pra um Maxxis ou Continental ou superior.

Aprovado e recomendado!!!


Em tempo...
Aqui está o vídeo review onde falo desses pneus também. ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário