quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Sobre minha primeira corrida de 2017

FORAM OS 5 QUILÔMETROS MAIS DIFÍCEIS QUE JÁ CORRI!!!
Antes de continuar, é bom salientar que não foi uma prova. Foi uma corridinha na rua mesmo. Pra abrir meu calendário de treinos de 2017. Pode conferi-la aqui no Strava.

Estava eu em Santo Antônio de Pádua a trabalho e como de costume levei meus tênis pra dar uma corrida. Esse é o momento em que eu junto o útil ao agradável: corro (algo que me agrada bastante) e conheço a cidade onde estou (outra coisa que me agrada).

Inicialmente pensei me correr 10 km, planejando esticar mais 2 e totalizar 12 km. Tracei o percurso previsto, calcei os tênis, alonguei e saí do hotel.

Uma pausa no relato pra salientar que em 01/01/2016 eu fiz meus primeiros 10 km contínuos (pode ser visto aqui). Passei a virada na casa de praia dos meus sogros e saí pra correr pela manhã. Os primeiros 10 talvez eu nunca esqueça. Logo, esse ano, depois de muitas corridas de 10 e 5 km, pensando em começar a treinar pros 21 km que pretendo fazer no meado do ano, tratei de condicionar minha mente a ir além dos 10 km. A mente estava ok, mas o corpo...

Voltando... saí do hotel e já me senti estranho com as pessoas da cidade me olhando torto. Depois reparei que não havia NINGUÉM correndo. Só vi pessoas de pedalando ou caminhando. Correndo? Ninguém. (na verdade vi 2 caras correndo quando eu estava terminando o percurso que acabei fazendo). Logo nos primeiros 1,5 km eu já estava meio cansado, a noite caiu e fui surpreendido porque boa parte (1/2 dele) do percurso planejado passava por uma área completamente escura, sem qualquer iluminação a não ser a da lua e eventuais carros e motos que passavam por mim. Por não conhecer o local fiquei temeroso pois moro numa cidade da Baixada Fluminense onde uma condição dessas é certamente perigosíssima com grandes riscos de assalto ou pior. Mas lá parecia de boas. Todo mundo na rua, mexendo no celular tranquilamente, sentados nos bancos da praça até tarde da noite, as lojinhas fechadas mas com portas de vidro e iluminação interna ligada, enfim... ambiente típico de cidade pequena ou de interior (ou melhor, diferente da "cidade grande"). Aí segui firme no planejamento e fui pela escuridão. Em mais ou menos 5 km de corrida eu não aguentei o cansaço e passei a caminhar os últimos quilometros e totalizei em torno de 7 km. Primeiro pensei que era a altitude local que me atrapalhara, mas verifiquei que estava a apenas +/- 90 metros de altimetria (minha casa está a +/- 22 m). Preferia que tivesse sido a altitude mas devo reconhecer que provavelmente foram as 3 semanas de recesso dos exercícios e a comilança de fim de ano que me venceram, aliados ao calor e tempo abafado absurdos daquela cidade, algo que me impressionou.

Com isso, concluo que preciso treinar MUITO pra conseguir fechar uma prova de 21 km minimamente bem (sem lesões apenas, porque as dores serão certeza nessa 1ª vez).

;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário