sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sobre minhas dores no joelho

Conforme falei do início das minhas corridas de rua nesse post, citei também sobre as dores que senti no dia seguinte ao da corrida. Vou falar aqui um pouco sobre essas dores.
Pra resumir o que aprendi sobre essas dores se resumem a duas coisas: falta de fortalecimento da musculatura da perna, especialmente dos joelhos e sobrepeso. Mas vamos por partes.

Como disse nesse post, senti dores no dia seguinte ao correr 5 km a 10 km/h. Continuei correndo "forte" assim nas corridas seguintes, que não aconteciam com frequência, e continuei sentindo dores mas achava que era por falta de preparo físico. Tempo depois entrei na academia do trabalho pra aliar às minhas pedaladas e corridas pra perder peso e melhorar o "shape".
Comecei a correr na esteira no mesmo ritmo e continuei sentindo as dores na parte de fora do joelho, agora com mais frequência por conta dos treinos mais frequentes na academia. Foi aí que busquei a primeira ajuda, de um profissional de educação física da academia. Expliquei a situação a ele que foi categórico: "Cara, você tá pesado! Precisa perder peso ou diminuir sua velocidade da corrida!". Como não é tão simples perder peso (ou mais simples diminuir a velocidade da corrida) eu comecei a diminuir minha velocidade de corrida, primeiro na esteira porque vou regularmente e depois nas ruas, nas provas. Funcionou otimamente. Diminui minha velocidade de corrida de 10 km/h para 6-8 km/h e pode parecer que tão pouco não faz diferença, mas fez uma diferença absurda! Não senti mais as malditas dores.
Mas como nem tudo são flores, não consegui evoluir minha corrida. Perdi peso, mas quando aumento a velocidade volto a sentir as tais dores. Concluí que além de perder peso, preciso fortalecer a musculatura das pernas. Pedalar ajuda muito nisso, mas se treinos de força e resistência forem feitos com regularidade e uma coisa que não tenho sido é regular, nem nas corridas nem nas pedaladas. A única coisa que passei a fazer em prol dum melhoramento da resistência das pernas foi subir mais escadas. trabalho no 6º andar procuro subir pelo menos 1 vez por dia.

Outra saída que achei foi voltar meus treinos de academia para fortalecimento dos membros inferiores, mas não tem funcionado como eu gostaria porque trabalho regularmente estou na rua atendendo empresas e não vou a academia depois por conta da faculdade a noite. Atualmente minhas séries na academia são voltadas para fortalecimento da parte abdominal e membros inferiores.

Minha ideia atual é fazer uma nova avaliação e modificar minhas séries voltando-as especificamente para o fortalecimentos dos membros inferiores.

Alguns posts de blog que acompanho podem ajudar a entender suas dores decorrentes das corridas:

E quando os joelhos doem
Use passadas curtas a seu favor

Infográfico. Joelho de corredor
Infográfico. Síndrome Iliotibial

Esse último link descreve mais proximamente as dores que sinto.

Uma dica que dou é: sentiu dores, procure alguém com conhecimento do assunto (profissional de educ. física, fisioterapeuta, ortopedista, etc.) logo no início, quando identificar o problema para não arrumar uma lesão séria.

;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário