sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Atualização do post sobre o GPS Logger

Então... falei sobre um aplicativo alternativo ao Strava pra registrar minhas corridas e meus pedais no post 'App substituto ao Strava'. Vou falar mais um pouco dele aqui.

Esse post aqui é uma atualização desse aí em cima. Tive alguns "problemas" com o app porque ele estava marcando o trajeto "errado". Como a menor distância entre dois pontos é uma reta, quando ele não achava um ponto pra marcar as coordenadas, continuava tentando até achar um e normalmente, quando achava, eu já estava em outra coordenada, o app traçava uma reta entre meu último ponto e o "atual" e acontecia isso:

   

Legenda: 3 screenshots da tela do celular do Jonathan mostrando partes de um mapa no aplicativo do Strava. Os mapas mostram trajetos, marcados em azul, erradamente.

Se reparar direitinho vai ver que a menos que eu estivesse voando por cima das casas, literalmente, o app só poderia estar errando a marcação dos pontos (sim tudo no gerúndio mesmo porque teria sido uma ação contínua naqueles momentos).
Acredito que o problema está na não "marcação" dos pontos pelo GPS do celular. O sensor de GPS do meu aparelho está funcionando bem aparentemente mas, na verdade, desconfio que o problema seja do meu celular e não do aplicativo. Ele tem demorado cada vez mais pra achar o ponto inicial (onde estou) quando ligo o app do GPS Logger ou mesmo o Strava e mesmo configurado para os intervalos menores entre os pontos ele falha em achar e marcar alguns pontos mesmo em espaço aberto. Uma outra coisa que me fez pensar isso é que quando baixei e instalei o jogo Pokemon Go meu personagem não andava e o game sempre acusava falha no GPS. Obviamente desinstalei o jogo. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha e comecei a observar.
Hoje acredito que o problema seja no sensor de GPS do meu aparelho celular causado provavelmente por algumas quedas.
Uma solução que devo aplicar até o fim do ano será comprar um novo ciclocomputador com GPS da Atrio que tem baixo custo. Ele só não marca a cadência e os batimentos cardíacos. A cadência resolverei com o meu ciclocomputador atual, o Bogeer YT-833, fazendo dele um "leitor" de cadência ao invés da velocidade e sobre isso eu falo depois aqui, quando eu fizer. Tem alguns posts no Fórum Pedal sobre isso e farei o teste. Quanto ao monitoramento de batimentos, não são relevantes pra mim até porque não assino o Strava Premium e nem pretendo assinar, e não sendo Premium os batimentos cardíacos não são carregados nos dados de subimos pro site. Mas futuramente comprarei um relógio frequencímetro pra correr e posso acompanhar os batimentos com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário