segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Sobre minha viagem pra Curitiba e o aluguel de bikes...

Vamos falar sobre o serviço de aluguel de bikes para passeios pela cidade?
Até viajar pra Curitiba semanas atrás eu não conhecia nem um serviço de aluguel de bicicletas decente para passeios pela cidade do Rio. Lá, o pessoal do Kuritbike me disse que o Rio tinha sim esse serviço. Pesquisei, pesquisei e achei alguns. Fique claro que isso não é post patrocinado. Escrevo porque gosto de bicicleta e gostaria de ver cidades com mais infraestrutura para bikes e mais bikes nas ruas com segurança. Vamos aos serviços:

Eles ficam em Copacabana (que é um bom ponto de partida), próximos a estação do Metrô Siqueira Campos (endereço completo no site deles. (só clicar no nome ali em cima)).
Preços: 2 horas por R$25 e 12 horas por R$60.

Achei os preços bem bons, viu? Eles trabalham com reservas feitas pelo site ou por whatsapp.

Uma rápida busca no Google me levou ao site deles e pude perceber que eles são uma agência de turismo especializada em passeios para ciclistas e cicloturismo. isso já é massa! Eles alugam bikes mais robustas também, como uma Kona com freios a disco e pneus com cravos pra passeios MTB. Eles alugam van pra levar uma galera e as bicicletas junto. Além disso, o site deles diz que eles alugam outros equipamentos como ciclocomputadores, radio comunicadores, kits de reparo e primeiros socorros também. No site não mostra preços, mas dá pra entender porque eles oferecem bem que o simples aluguel de uma bike.
Não posso deixar passar o fato de eles organizarem trilhas de bike como outras agências de turismo fazem a pé. Isso é massa pra caramba também. Qualquer hora dessas vou dar um confere com eles. Fazendo, relato aqui.

Fica na Lagoa Rodrigo de Freitas e elas não tem um site propriamente dito. Achei-as buscando no Google também. Mas já vi o serviço algumas vezes quando fui à Lagoa caminhar ou correr. Segundo a informação do site que achei, o aluguel custa R$15 mas essa informação pode estar defasada.

"é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro executado através de Termo de Concessão de Uso da Serttel em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA." Informações tiradas do site www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp. Basicamente, é um serviço para clientes do banco Itau que permite ao cliente utilizar uma das muitas bicicletas disponíveis nas estações próprias do projeto. São bicicletas laranja com transmissão Shimano Nexus e ainda tem uma cestinha. Custa ao cliente Itau R$10/ mês (ou R$5/ dia).
Já ouvi que há um lance de tempo de uso das bicicletas, mas não tenho certeza sobre isso e não quis buscar mais informações na internet. Mesmo se tiver tempo de uso, é muito válido utilizar esse sistema para deslocamentos rápidos na cidade. Deslocamentos até 5 km são tranquilos na cidade do Rio e adjacências mesmo com o calor e os carros.

Voltando ao relato de Curitiba, gostei muito do pessoal do Kuritbike. Do atendimento do pessoal, da forma de pagamento (inclusive dos preços). As bikes são bem cuidadas e tem opções de bikes no estilo Caloi Ceci com sistema Shimano Nexus, MTBs urbanas aro 24 pras crianças maiores, bikes duplas, etc. Aluguei uma verdinha padrão deles e uma aro 24 pro meu cunhado de 11 que estava comigo. Quando chegamos pela 1ª vez, preenchi um cadastro simples e mostramos um documento com foto. Deixei um valor calção no cartão de crédito de R$50 por bicicleta alugada e escolhi as bikes. Como eles fecham as 6 da tarde e cheguei lá próximo das 5 pm, me sugeriram pegar a ciclovia que há bem em frente a locadora e seguir por ela até o final em direção ao Parque São Lourenço pois ida e volta + passeio pelo parque dariam +/- 1h. Dito e feito, seguimos em direção ao parque aproveitando o vento na cara e pedalando felizmente.

Olha nós lá dando os role de bike indo pro Parque. Foi maneiríssimo.

Legenda: Jonathan em 1º plano a esquerda usando touca cinza e óculos de lentes espelhadas e camisa mescla. Thales a direita um pouco atrás montado na bicicleta preta usando uma camisa azul claro. Ambos pedalando numa ciclovia sob o sol da tarde.

Fomos e voltamos tranquilos pela ciclovia, devolvemos as bikes, paguei os R$20 pelo aluguel (R$10 cada bicicleta) e eles estornaram os R$100 (R$50 por bicicleta) que deixei como valor calção no cartão de crédito. E ainda comprei uns broches.
Troquei umas ideias com o pessoal e soube ainda que eles vêm ao Rio para palestrar num evento que ocorrerá na UFF sobre mobilidade urbana em outubro próximo.

Enfim... o sistema de aluguel é massa e super útil. Gostei muito da experiência em Curitiba e recomendo o Kuritbike pra quem for lá (eles alugam para o dia todo também).

Legenda: Placa com bordas verdes e fundo branco que fica na frente das bicicletas alugadas no KuritBike escrito: Kuritbike (em verde com o 'K' como a parte da frente de uma bicicleta). Cicloturismo Urbano (em amarelo com letras lúdicas)