quarta-feira, 20 de abril de 2016

Sobre o app do Strava te sacanear...

E estava demorando pra ser realmente sacaneado pelo Strava (com atualização no fim do post)
Como muitos (creio eu), não uso o app do Strava só pra registrar minhas pedaladas, uso o app pra registrar minhas corridas também. Uso o app porque ainda não está viável adquirir um relógio com GPS multisport pra registrar essas atividades. Como eu disse em outro post, uso os apps no celular porque ainda não pude comprar um relógio e uso o Strava principalmente em pedaladas e corridas curtas (minhas corridas foram de no máximo 10 km) porque duram mais ou menos 1 hora. Assim a bateria do cel não é drenada.

Pois bem, sábado passado, dia 16/04/16, participei da corrida Night Run - Etapa Coruja - Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca (posto 3) e como de costume, peguei o celular, liguei a localização por GPS (não deixo comumente ligado porque consome mais bateria desnecessariamente), abri o app do Strava, troquei de Pedalada pra Corrida e iniciei a marcação da atividade. Até aí ok. Sempre faço isso. E a corrida começou e eu comecei a correr.

Uma hora de corrida doída na areia e asfalto e quando termino, pego o celular no bolso do short pra finalizar a atividade e, para minha surpresa, percebi que o app não marcou meu percurso e outros dados. Só marcou o tempo de corrida. Quando tentei finalizar o app, fui informado (por ele) que precisava de uma localização para validar a atividade. Na hora fiquei "meio desesperado" porque sem a marcação do GPS eu não conseguiria aproveitar a atividade no Movamais, que é um sistema que troca suas atividades físicas (pedalada, corrida e caminhada) de no mínimo 30 minutos diários por pontos que, por sua vez, troca esses pontos por vantagens. Confere lá no movamais.com. Meu perfil lá e o link para o convite ao programa. Fiquei assim porque era o último dia pra registrar uma atividade física e manter um super combo que rolou naquela semana e que eu vinha mantendo.

Lancei os quilômetros corridos no Strava com o fim de registrar o desgaste do meu tênis mas o Movamais não aceita atividades lançadas manualmente. Logo, sabia que perderia meu combo. :,-(
Tentei contato com eles e fui informado que não tem como modificar os lançamentos por conta de um sistema anti-fraude que eles usam e por isso eles não poderiam "consertar" meu registro e "me devolver" o direito ao combo. Perdi!

Até agora não sei o que houve pro app me sacanear desse jeito. Mas por garantia passarei a usar o GPS Logger que citei num post passado nas atividades que levarão mais de 1 hora no percurso. Recomendo que quem estiver lendo isso faça o mesmo (rsrsrsrs).

Outro dia farei um post sobre o Movamais. Mas se não quiser esperar (não espere!), me adiciona lá com esse convite.

Tinha esquecido... Aqui um foto "provando" minha participação na corrida, só não dá pra saber se eu tô correndo ou dançando. (A legenda é para as pessoas que usam leitores de tela.)
Olha...

Foto desfocada do Jonathan na corrida Night Run - Etapa Coruja - Rio de Janeiro com outro participante em foco em segundo plano com o dedo no nariz.


Abraço.



Atualização feita em 03/05/16.

Depois desse post eu participei da corrida W. Run, no Aterro do Flamengo, no dia 24/04/16 e usei o Strava pra registrar a corrida. O app falhou e miseravelmente e me sacaneou de novo não registrando a prova. Quase perdi o combo do Movamais. Só não perdi porque pedalei no dia seguinte pra manter o combo. Desde então só tenho registrado meus pedais e corridas no GPS Logger e carregado pelo site do Strava.

2 comentários:

  1. Você reclama demais. Deixa a localização sempre ativada que seu celular deve aguentar mais de 2hrs de strava ligado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamo não Sr. Anônimo. Não demais.
      Concordo que com a localização sempre ativada o cel deveria durar mais de 2h ligado, mas pra isso eu teria que estar com ele 100% ao sair de casa pra ter de 4 a 6h (sendo pessimista) até terminar a corrida e isso daria tempo de terminar a prova. Já era noite e nesse horário, normalmente minha bateria está <50%.
      Mas o default aqui é deixar o gps desligado e ligá-lo quando o utilizo.
      Sendo assim, o ocorrido, pelo menos, gerou uma experiência e um post nos meus registros, o que já é bom. rs
      Agora já tenho meus "pulos do gato" pra não passar esse perrengue mais vezes.
      Obrigado pelo cometário e sugestão.

      Excluir