segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sobre um app "substituto" ao Strava

Esse post é meio que uma atualização do último post. No mínimo uma complementação dele. O assunto ainda é como registrar seus pedais. Acompanha esse que é interessante...
A minha intensão em comprar um ciclocomputador era não utilizar o app do Strava durante um pedal "mais longo" para não acabar com a bateria do celular e ficar na mão caso precisasse de um socorro. Foi aí que começou minha pesquisa (e aprendizado).
Inicialmente procurei, como escrevi antes, ciclocomputadores que me permitissem extrair os dados e sincronizar com o Strava. Aí percebi que esses custam ~um pouco mais~. Minha saída? Pesquisar! Quem não tem a grana que quer/precisa tem que ser inteligente pra encontrar meios e não ficar "sentado olhando".
Minha lógica (imaginem uma vozinha falando à mente. Foi assim que eu me peguei): "Se há dispositivos que permitem a extração de dados, qual a extensão de arquivo desses dados? O que eles marcam?" e "Como esses dados são gerados? e como posso eu gerá-los? deve ter um app pra isso!". E assim, divagando, fui pensando e cheguei ao objetivo. Um app que marca sua posição por GPS.

"Mas Babo, usando o GPS não vai acabar com a bateria do mesmo jeito???"

Sim, vai. Uma hora toda bateria acaba. Mas aí é que tá o pulo do gato. No consumo de bateria. Calma que vamos chegar lá...

Pesquisando, pesquisando encontrei um blog, como esse aqui (com finalidade de registrar os pedais), muito mais antigo e repleto de informações. Encontrei por acaso uma postagem (que infelizmente não achei mais enquanto escrevia esse post) falando sobre o mesmo problema da bateria do celular acabar e talz e a solução desse problema.
Lá descobri também que dispositivos GPS geram arquivos com a extensão '.gpx' que marcam latitude, longitude, data e hora e esses dados cruzados formam coordenadas que mostram seu posicionamento, deslocamento, velocidade e afins. Creio que os metadados do arquivo contêm informações que permitem ao Strava nos dizer velocidade média, máxima, ganho de elevação, tudo isso pelo posicionamento GPS. São as maravilhas da física "básica" aplicada!!!

A partir daí só melhorou. Li no post sobre um app (disponível na PlayStore) que se chama GPS Logger que gera esses arquivos de log a partir do posicionamento GPS do celular e esse arquivo pode ser carregado no Strava pelo site. O app também gera outros tipos de arquivos como o '.kml' (utilizado pelo Google Earth) e outros. Baixei o app, instalei e comecei a testar.

Meu primeiro teste foi numa caminhada numa trilha que durou umas 6 horas e eu, pra testar a bateria do celular deixei o app marcando desde que saí de casa. Um total de mais umas 10 horas funcionando direto! Voltei pra casa e a bateria ainda estava em mais ou menos 30%. Isso, logicamente, desligando o tráfego de dados de internet deixando só o sinal de telefonia! Só o GPS em funcionamento não drena a bateria de forma desesperadora. É o tráfego de dados de internet que faz isso.
Quando extraí o arquivos  (que ficam salvos na memória do telefone) e carreguei no Google Maps vi todo meu trajeto, velocidade máxima, velocidade média, ganho de elevação, etc. Ou seja, tudo que precisamos pra marcar uma pedalada sem ficar incomunicáveis pela falta de bateria do celular.

Mas como nem tudo são flores, quando usei pedalando percebi uma discrepância nos dados gerados pelo app GPS Logger, app Strava e pelo ciclocomputador o que me deixou bem cabreiro. Levei um bocado de tempo pra conseguir ver qual deveria ser o "padrão" para os outros. Logo, pensei que o melhor seria usar o Strava como padrão porque é o app deles que utilizo pra marcar minhas corridas e subir os arquivos via site (sei que não tem muito parâmetro pra escolha aí, mas...). A partir do app Strava eu ajustei o ciclocomputador da bike, que agora marca bem próximo do app, mas não consegui consegui configurar o app GPS Logger de forma a ficar próximo do Strava ou do ciclo. Isso seria um problema? Claro que não! A saída que encontrei foi utilizar predominantemente o app Strava sempre com o ciclocomputador na bike pra pedaladas curtas (até 25 km) e quando eu for pedalar mais tempo eu uso o outro app (que gera normalmente uma distância percorrida maior que o ciclo e o app Strava).

"Problema" resolvido.

Tem outra situação que é a edição do arquivo '.gpx' pra acertar os logs e gerar um arquivo novo mais fiel mas dá outro trabalho porque tem baixar outro programa no pc, extrair os arquivos, carregar no programa, identificar os logs errados, apagá-los, gerar novos arquivos corretos, subir pro site do Strava e torcer pra não ter deixado passar um log errado e ter que fazer tudo de novo.
Não. Passo isso tudo...
Se tempo é dinheiro e eu precisar gastar esse tempo todo pra fazer isso, prefiro gastar dinheiro comprando um ciclocomputador com GPS que sincronize direto com Strava.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário