sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Sobre o ciclocomputador IGPSport iGS20E

Como disse tempo atrás no final desse registro, comprei o ciclocomputador IGPSport iGS20E no AliExpress ano passado e só chegou agora em janeiro. Vou falar um pouco sobre ele.
Apesar da relativa demora (2 meses) (tá bom... nem demorou tanto assim) o ciclocomputador chegou e é exatamente o que eu esperava. Chegou embaladinho na moral numa caixa identificada, com valor declarado pouco abaixo do que paguei. Dentro estava esse conteúdo enrolado em plástico bolha


Logo abri e liguei pra ver se tava funcionando direitinho. Estava. Liguei o GPS pra testar e fui do local onde recebi até meu escritório caminhando. Depois disso ele marcava 603m no odômetro total e 53 metros de altitude local. Até aí se mostrou relativamente preciso pois a distância e altimetria em questão são bem próximas disso.
Depois descarreguei esses dados pro Strava pra testar a transmissão e foi MUITO simples. Apenas conectei ele ao computador, abri minha página no Strava e subi o arquivo pelo procedimento de subir arquivos externos.

Quanto às configurações do ciclocomputador, não poderiam ser mais simples. Ele possui somente 2 botões. Um liga e desliga, tanto o aparelho quanto o GPS, inicia e pausa a atividade (não pus pedalada pq pretendo usar pra corridas também. Depois explico). O outro botão muda as telas, que são 3. Vou pôr um vídeo do Mario, de Palmas - TO, (que achei no YouTube quando estava procurando como resetar o dispositivo) que achei bem explicado e o dispositivo é igual ao meu. Foi o único vídeo de brasileiro que achei fazendo unboxing do IGPSport. Todos os outros vídeos são do Atrio Iron que é uma cópia do IGP (já que foi lançado recentemente enquanto o IGPSport foi lançado a mais tempo) "fabricada" pela Multilaser (a Atrio é a linha esportiva da Multilaser).

Voltando as configurações, somente a Time Zone (zona de fuso horário) precisa ser configurada. A do horário de Brasília (igual à do RJ) é - 3:00, mas como estamos em horário de verão por aqui, configurei - 2:00. A data é configurada pelo GPS e o horário também, acertado após a inserção da Time Zone correta.

Aqui o vídeo do Mario.



Tive uma dúvida referente ao reset do aparelho porque no teste que fiz citado lá no segundo parágrafo desse registro, o IGP ficou marcando 603m acumulados e eu queria fazer a primeira atividade com ele zerado. Conversando com o Mario, do vídeo, ele achou como resetar o aparelho e o procedimento é esse:

"Com o GPS desligado, conecte no PC e depois o ligue. Vai ficar como se estivesse carregando. Então você precisa pressionar os dois botões simultâneamente e vai aparecer OL e depois OH. Nesse momento pode soltar os botões e o GPS vai estar "resetado". É só desconectar do PC e ligar novamente que vai estar totalmente zerado."

Acho válido pôr isso aqui já que procurei e não achei essa informação "solta" por aí. Mas o Mario achou e eu fiz o procedimento, que funcionou perfeitamente. Só tem que prestar atenção em acertar a Time Zone novamente depois do reset.

Outra situação simplíssima de fazer é a atualização do firmware do aparelho. Aí, você que talvez esteja lendo pergunta "pra que vou atualizar isso?". Normalmente quando o fabricante lança uma atualização de firmware é porque seus programadores encontraram algum(s) problema(s) no código que faz o aparelho funcionar. Com isso, a chance de ter um problema no funcionamento do dispositivo com firmware desatualizado é grande. Portanto não tenha medo de fazer a atualização. Normalmente não é necessário entender de programação pra fazer isso, é só ler o passo a passo que o fabricante geralmente disponibiliza junto com o arquivo do firmware pra download. Foi assim que fiz.
Então... Entra no site www.igpsport.com e vai na aba "Support" e selecione "Firmware". Lá na área de atualização de firmware, baixa o arquivo com a última atualização. Abre o .zip que traz tanto o .txt indicando como verificar a versão do seu dispositivo quanto como atualizar. Vai estar em inglês mas dá pra seguir tranquilo se você lê minimamente o inglês. Se você não entende nada, manda um Google Translator que resolve. O Mario disse que vai gravar um vídeo mostrando como faz. Quem sabe, se eu vir depois, coloco aqui também. Pôr o passo a passo aqui vai deixar esse registro muito maior do que já está.

Vou testá-lo nas minhas corridas de rua e trilhas também. Pretendo testar pela primeira vez na corrida que vai rolar no feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro

Atualização antes mesmo de publicar o registro.

O ciclocomputador funcionou perfeitamente bem na corrida de rua. Marcou tudo direitinho como eu esperava e acaba sendo melhor que o celular por ser mais leve e menor, não pesando no bolso e sendo mais discreto que o celular que o telefone, além de ser mais resistente a água que meu celular. Pode conferir essa corrida aqui. Então... TÁ APROVADO!

No pedal, devo testar ele no passeio Guapiaçu Fora do Eixo que farei dia 29/01 e falo depois.

Assim que eu gravar um vídeo review sobre o que achei do dispositivo atualizo esse registro.

Abraço. ;-)

Atualização 2: Passo a passo pra atualizar o firmware (traduzido do arquivo .txt disponibilizado com o download).

1 - Desligue o IGPS20E
2 - Conecte ao computador pelo cabo micro USB
3 - Aperte o botão esquerdo, o computador achará um "disco" (dispositivo móvel) novo
4 - Acesse esse "disco" novo, abra o arquivo "Device.bi" com um bloco de notas, verifique a terceira linha "¡¾#IGSAW,1.0.X¡¿", mostra a versão do firmware
5 - Se a versão não é a última, por favor copie o arquivo "igps20E.bin" e o arquivo "Bin.End" para o diretório (pasta) raiz do "novo" disco (a pasta do aparelho quando você acessa o dispositivo pelo computador)
6 - Desconecte o IGPS20E do computador, o dispositivo atualizará automaticamente
7 - Verifique a versão do firmware repetindo até o passo 4.


Atualização 3: alguma coisa no meu note tá imconpatibilizando o pareamento do ciclo computador via USB. É o pior, ele trava o IGPSport com a tela acesa e tenho que esperar desligar ou voltar a tela inicial sozinho pra poder usar. Abri ele na tentativa de desconectar e reconectar a bateria mas não é possível pois ela é soldada direto na placa do circuito. Vou procurar sobre isso quando tiver mais tempo.

Atualização 4: Conforme ideia do Vitor Malveira nos comentários aqui embaixo, "atualizei" o firmware do ciclocomputador (mesmo já estando na última versão) e meu note voltou a reconhecer o aparelho. OBRIGADO PELA IDEIA, VITOR!!!

45 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Mario. Ajudou muito naquela informação.
      \o
      Abraços

      Excluir
  2. Excelente post, comprei recentemente o meu igpsport, mas o mesmo não consegue localizar sinal de gps o seu dispositivo teve algum problema relacionado a isso vlw

    ResponderExcluir
  3. Felizmente não tive problemas com o meu, Fernando. Lamento que você tenha tido.
    Tenta levar na assistência técnica da Atrio já que os aparelhos são iguais. Só vai ter que pagar pelo conserto. Talvez valha a pena.
    Que bom que gostou do post
    Abraços \o

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu Post. Eu utilizo o GPS da Atrio (versão "made in brasil") e visualmente aparenta ser o mesmo dispositivo.
    Aproveitei as suas dicas e atualizei o Firmware do "Atrio" (veio de fábrica com a versão 1.17) pelo Firmware 1.18 disponível no site da igpsport. Como é o mesmo dispositivo apenas com marca "Atrio" a atualização ocorreu corretamente e agora em vez de gravar as atividades dentro do diretório "atrio" esta fazendo isso em um diretório chamado "igpsport".
    Estou pedalando com este GPS a cerca de 500km e até agora tem sido muito bom, principalmente a duração da bateria pois apenas hoje (após 500km) precisei fazer a primeira carga, isso que boa parte dos meus pedais são realizados pela parte da noite, por tanto a luz do visor fica ligada. (Poderiam fazer uma melhoria para permitir controlar a luz de forma manual e não de forma automática pelo horário).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo relato e obrigado por compartilhar aqui. Apesar de ter quase 6 meses com o meu devo ter rodado pouco mais que 500 km e também não tive problemas até agora. Concordo que o lance do controle da luz seria de grande ajuda para poupar mais bateria e otimizar o uso dela ainda mais. Mas ela aguenta bem. Fico feliz em, de alguma forma, ter ajudado com o lance do firmware. Abraços e bons pedais! \o

      Excluir
  5. Valeu pelo review! Bem explicado e útil. Comprei o meu pelo Ali e estou satisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Se tiver alguma experiência diferente com ele compartilha aqui depois. Abraço e bons pedais. \o

      Excluir
  6. meu amigo eu acabei de comprar um e liguei ele normalmente só que ele não está pegando o sinal gps oq devo fazer ?

    ResponderExcluir
  7. meu amigo o meu está com problema no gps eu ainda nao andei porem quando ligo hora alguma dá sinal oq devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala caio. Desculpa a demora na resposta, mas já tentou atualizar o firmware do aparelho?

      Excluir
  8. COMO FAÇO PARA ATUALIZAR O MEU?, ONDE ENCONTRO O VÍDEO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Aurélio, não achei vídeo (e to sem tempo pra gravar um) mas o procedimento é bem simples. Atualizei o post agora e linquei a página pra download do firmware no site do IGPSport (LEMBRE DE SELECIONAR O IGPS20E, POIS TEM OPÇÃO DE 2 APARELHOS) e traduzi o procedimento para atualização rapidinho. Vai por mim, é bem simples mesmo. Não se assuste se tiver que fazer 2 vezes porque eu também fiz duas. No fim de tudo certo. Depois que fizer, manda um feedback aqui. Espero ter ajudado. Abração

      Excluir
  9. o meu GPS nao conecta mais no PC, ao menos não no meu, como faço para arrumar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FasT, conseguiu resolver? Desculpa a demora em responder. Tô bem pegado de trabalho é estudos nos últimos tempos.
      Então, se não conseguiu, vamos lá:

      1- pode ser o cabo USB o problema;
      2- pode ser o drive do PC desatualizado;
      3- pode ser o firmware do ciclocomputador que está desatualizado; e/ou
      5- pode ser "só" o conector micro USB do ciclocomputador que está com defeito.

      Vá eliminando as possibilidades até achar o problema. Achando, dá um alô aqui e compartilha o que foi e a solução. Valeu?
      Abraço ;-)

      Excluir
  10. tbm estou com problemas pra conectar o meu Ciclocomputador IGPSPORT no notebook... utilizo o WINDOWS 10... atualizado com drivers tudo atualizado e não conecta...
    ele aparece com unidade de disco....mais nao abre. já em outro computador abre tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou passando o mesmo aperto aqui até que ontem meu note deu a travada que o pessoal vem relatando que tá acontecendo com alguns PCs com win10. Tive que recuperar o sistema é tô reinstalando umas paradas. Não vi ainda se resolveu mas certamente o problema é no PC e não no IGPSport

      Excluir
    2. Cara... atualizei o firmware do aparelho e meu note voltou a reconhecer! Tentou no seu?

      Excluir
  11. Um dos melhores posts que li sobre o Atrio.
    Muito bem explicado.
    Meus parabéns...
    Vi que embora na pausa automática ele ainda mantem o gps em funcionamento, diminuindo a média, mas isso ao subir o arquivo para o strava é corrigido.
    Já testei comparando com os colegas que estavam utilizando o APP Strava e as médias de velocidades foram muito parecidas.
    Ainda vejo o problema de não ter a possibilidade de configurar a luz noturna, que é automática e tem um brilho forte, atrapalhando bastante o uso em períodos noturnos, chegando ao ponto de ter que retira-lo do guidão da bike e colocar em outro local.
    No mais é um excelente equipamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback pelo post.
      Esse lance da luz noturna seria ótimo poder configurar mesmo. No entanto, não me incomoda. Mas sei bem do que fala pois pode incomodar pela visão periférica...
      Concordo com o "excelente equipamento".
      Abraços

      Excluir
  12. Me ajuda a resolver meu problema o meu não reconhece nem no PC com Windows 7 e nem no celular com o cabo otg único que acontece guando conecto no PC ou celular mostra que está carregando

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. O meu está com o mesmo problema.. como faço pra atualizar? Tem um passo a passo? não entendo nada dessas coisas..

      Excluir
  14. Tem que atualizar ele para voltar a funcionar no Windows 10, usa um PC com Windows anterior do 10, ou pelo smartphone com um cabo otg (atualizei o meu assim e subo minhas atividades para o strava com o smartphone).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... Vou tentar isso aqui, tanto atualizar ele quanto usar um cabo otg pra subir as atividades direto pro Strava e funcionando, atualizo o post. Muito obrigado pela informação! Abração

      Excluir
    2. Fiz o procedimento de atualização aqui e percebi que já estava com a última versão do firmware. "Atualizei" mesmo assim e tentarei conectar no pc em casa. Quanto ao lance do cabo otg vou tentar depois. Mais uma vez, obrigado. \o

      Excluir
    3. Acabei de testar o aparelho no meu notebook e funcionou perfeitamente depois da atualização. Valeu pela ideia!!! \o

      Excluir
  15. Olá Pessoal!
    Não tive muita sorte. Fiz um pedal conectei ao computador, subi a atividade para o Strava. Depois que desconectei o igsporte20e travou. Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vira e mexe isso acontece aqui. Aconteceu esses dias, inclusive. Creio que fseja algum bug em relação a conexão usb porque sempre que retiro o usb do pc antes de retirar no IGPSport isso acontece. Pode ser coincidência, mas...
      de qualquer forma, quando a bateria acaba e você recarrega ele costuma voltar. Mas isso se resolveu aqui quando reinstalei o último firmware.
      Desculpas pela demora na resposta, mas espero que tenha resolvido aí. Abraços \o

      Excluir
  16. Como faço pra atualizar? Pode me passar um passo a passo?? O meu está com o mesmo problema.. só aparece carregando e não abre nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia João. Se não resolveu ainda, dá um confere no post de novo que pus um passo a passo pra atualização do firmware na "Atualização 2"
      Desculpa a demora em responder. Abraço. \o

      Excluir
  17. Adquiri um porém não encontra sinal de GPS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já atualizou o firmware? Se não tente isso. Se sim, tenta atualizar uma 2ª vez. Certa vez isso aconteceu aqui e deixei ele ligado em área sem cobertura, "longe" de prédios e árvores pra ver e ele demorou quase meia hora pra achar o sinal mas achou. Depois desse episódio não tive mais dor de cabeça com isso. Abraço \o

      Excluir
  18. Comprei um aparelho a distanci é marca em metros, tem como mudar p km?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, qual a diferença do IGPSPORT iGS20E para o IGPSPORT iGS10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Noronha. A diferença entre eles é que o IGPSport 20 funciona com informações (V.média, altimetria, Km percorrido, data, hora e outras) via GPS enquanto o IGPSport 10 funciona com sensores ANT+ e pareamento com o celular via Bluetooth para extrair e ver as informações. Creio que não dê para retirar as informações do IGPSport 10 e subir para o Strava também, mas essa informação eu não vi no site. Em suma, o IGPSport 10 é comparável as Cateye Velo que vemos por aí, dão todas as informações básicas mas não permite subir essas infos pro Strava

      Excluir
  20. Tava dando uma olhada no site da Tomtop, ele tem como passar as informações via pc para o strava tambem, estranhei que no site diz que o 10 tem odometro e no 20E não diz se tem.

    ResponderExcluir
  21. Não cara... você está certo e eu falei groselha. É o seguinte: Me deixei enganar pelo nome que me remeteu a ele ser anterior ao IGPSport 20, mas foi aí que errei. Olhando com calma no site da própria IPGSport vi que ele é mais recente que o meu e a diferença é que o IGPS 10 aceita pareamento com sensores ANT+ de cadencia e frequência cardíaca (sensor de potência não) enquanto o IGPS 20 não aceita. Ambos funcionam por GPS e permitem extrair dados (o IGPS 10 permite ainda parear com o celular/pc).

    ResponderExcluir
  22. Então o 10 é melhor que o 20E, estranho isso né, o 10 ser melhor que o 20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, particularmente, não diria melhor, mas mais completo. Isso ele é.
      Digo que não é melhor, pra mim, porque não uso sensores de cadência e FC. Não sou PRO e penso que essas informações não são tão relevantes prum uso comum como o meu (e de muita gente que é atleta nas horas vagas). Treinos regulares e certos dão essa percepção do corpo que as infos mostram em números. Daí, por exemplo, que consigo saber se estou melhorando ou não só pela minha V. média num percurso costumeiro ou mesmo após uma subida que consigo terminar menos cansado porque percebi que era melhor girar mais em certo momento pra poupar energia. Pra essa percepção, os dados básicos dados pelo 20 são suficientes. Mas pra quem gosta de ver isso em números e gráficos, o 10 com certeza é o recomendado e o melhor entre os 2. Mas e o preço? não vi quanto tá custando. Compensa?

      Excluir