segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sobre a Corrida de São Sebastião de 2017

Eu não ia escrever nada sobre essa corrida. Nada porque inicialmente tratei como mais uma corrida e já até escrevi um registro que publiquei hoje (20/01, quando escrevo esse). Mesmo assim decidi registrar essa corrida porque fiquei bem animado com o resultado dela.
Quem lê meus registros (além de mim mesmo) viu que dias atrás publiquei um sobre minha 1ª corrida de 2017, a qual idealizei correr 10 km mas mal aguentei 5 km. Antes dessa 1ª corrida a última vez que corri foi no dia 18/12/16, 3 semanas antes. Foram 3 semanas parado, sem nem pedalar nem correr.

Mas ok. Volto a dizer que encarei como mais uma corrida mas chegando lá comecei a pensar que poderia ser mais um bom treino pra fortalecer as pernas, diminuir meu tempo, sei lá... Já me animei também em ver, ao chegar ao Aterro, que o tempo estava fechado e provavelmente choveria (e choveu).

Comecei a corrida devagar como sempre, pra aquecer, no ritmo da minha esposa que correu também. Acompanhamos o ritmo dela, meu sogro e eu, por mais ou menos 2,5 quilometros. Na virada a caminho do 3º quilometro deixamos ela continuar no próprio ritmo e assumimos o nosso ritmo (o dele costuma ser mais forte que o meu). Senti que estava mantendo meu ritmo forte como o dele e imaginei que estava, mais ou menos, a uns 10 km/h e senti que a corrida estava pesada mas apesar disso eu conseguia manter esse ritmo.

Quando estávamos entre os quilometros 5 e 6 meu sogro sentiu a panturrilha esquerda esticar e doer, ficando impedido de continuar naquele ritmo por hora. Com isso, disse pra eu continuar que ele iria caminhando pra ver se melhorava. Continuei tentando manter o ritmo e consegui apesar de sentir as pernas pesadas. Diminuí o ritmo a uma caminhada em 2 pontos de hidratação (entre o km 6-7 e entre o km 8-9) para poder beber água e não sacanear a respiração. Uma coisa muito boa que aconteceu foi a chuva cair logo depois do quilometro 6 e foi muito bom pra refrescar e, aparentemente, cansar bem menos. O problema disso é que minha camisa, encharcada, estava incomodando por não ser justa. Enfim... só um detalhe.

Quando estava próximo do fim, no quilometro 9, eu acelerei um pouco como costumo fazer caso não esteja com dore concluí o percurso com o cronômetro marcando 1:14 h (quando passei por ele na largada marcava 0:11 h), terminando meus 10 km em 1:02 (e alguns segundos). Após terminar a corrida e vendo isso já fiquei animado porque sabia que tinha sido minha melhor corrida dos 10 km. Depois que subi a atividade pro Strava só pude confirmar isso fazendo a análise do meu pace e meu desempenho durante toda a prova.

Terminei sem maiores dores do que o normal e não as senti depois da corrida, o que é muito bom. Tentarei, nos próximos treinos, esticar para 12 km e depois para 15 km tentando aumentar com o tempo. Tenho até julho pra me adaptar pra correr a Asics Golden Run 21 km.

obs.: vale pontuar que registrei essa corrida com meu ciclocomputador novo, o IGPSport ligado no bolso. Depois subi a atividade pro Strava no pc normalmente. Falo sobre esse equipamento nesse registro aqui que vou atualizar depois da pedalada do dia 29/01.

Até mais. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário