segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sobre o selim B'Twin Sport 500

Esse será uma espécie de review sobre o selim B'Twin Sport Confort 500 comprado na loja online da Decathlon recentemente. Comprei ele porque comecei a sentir dores somente no joelho esquerdo depois das pedaladas nas últimas férias e desconfio que são decorrentes da "inclinação" do meu selim atual. Vamos lá que vou contar um pouco sobre o selim antigo e sobre o novo.


Há mais ou menos um ano eu comprei um selim TITO, desses "baratex" (custou R$40) na bicicletaria Melo's Cicles, minha bicicletaria de estimação, e não reparei que o trilho do selim estava torto, por defeito de fabricação mesmo. Só depois de instalar, usar, usar mais, gastar ele apoiando a bike na parede e já não ter mais como trocar eu percebi que o trilho de um lado estava torto e o selim estava inclinado para a esquerda com o "bico" levemente torcido para o mesmo lado. Não dei muita importância e achei que não daria nada.
Acontece que depois das minhas últimas férias, onde pedalei praticamente todos os dias, eu comecei a sentir uma dor no joelho esquerdo e logo pensei que eu tivesse forçado demais nesse período e, em seguida, descartei essa possibilidade porque a dor era só em um joelho e não nos dois, que era a lógica se eu tivesse forçado, fora a falta de dores musculares. Logo lembrei desse problema do selim e fui reparar nele que já estava mais torcido a esquerda do que quando comprei (infelizmente não tirei uma foto para pôr aqui e já o descartei).

Procurando por um selim que me custasse algo perto dos R$100 encontrei esse B'Twin Sport 500 no site da Decathlon e, pelos comentários, achei que seria uma boa compra mesmo sabendo que ele é mais estreito que o que eu usava, mas "simpatizei" com ele e resolvi comprar assim mesmo. Como de costume dessa loja online, a entrega foi rápida e o produto chegou antes do final do prazo e fiquei satisfeito com isso. Quando vi o selim, logo de cara fiquei temeroso por achar que ele seria estreito demais e me machucaria, mas ahcei válida a tentativa até porque eu já tinha comprado, né?!?!

Achei ele bem bonito, muito bem construído e com acabamento bom, espuma razoavelmente macia, escala nos trilhos, parecia uma boa compra. Demorei mais ou menos uma semana pra instalar e começar o Test Drive do produto. inicialmente, como era de se esperar, senti um bocado de dor devido à diferença entre o antigo e esse. Costumo pedalar cotidianamente pela cidade sem bermuda de ciclismo. Só a uso quando vou fazer um pedal um pouco mais longo (1 hora ou mais), mas nos deslocamentos locais eu não a uso. Inicialmente isso foi até bom pra eu pegar o costume já que é assim que eu uso a bike com mais frequência. Mas doeu! E não doeu pouco não...
Mesmo assim eu continuei a 2ª semana, depois a 3ª, o 1º mês se foi e estou há uns 3 meses usando e já me acostumei. Já não sinto mais dores.

Nesse meio tempo já fiz uns pedais de mais de 1,5 hora e fiquei bem. Hoje aprovo e recomendo.
Pois bem... vamos a umas fotos e features do selim (tiradas do site da Decathlon e da B'twin):

Cor: preto
Peso: 250g
Composição: Espuma de poliuretano e trilhos em Cromoly

Obs.: Apesar de não parecer, o selim é vazado.

Visão de perfil do Selim B'Twin Sport 500 (FOTO: site B'Twin)



Visão de cima do Selim B'Twin Sport 500 (FOTO: site B'Twin) Detalhe para a "marca" da parte vazada no centro do selim


Nessa última foto é possível perceber a inscrição "ErgofitSystem" próxima ao bico do selim. Esse "sistema" nada mais é que a parte vazada do selim. Apesar de não parecer o selim é vazado. A inscrição fica exatamente sobre a parte vazada no centro do selim que não fica visível por ficar coberta por uma espuma que recobre toda a peça. Não encontrei qualquer descrição desse "sistema" ErgoFit nem no site da Decathlon nem no da B'Twin. Mas pelo menos eu não senti dormência nas partes baixas nem no períneo.
Outra coisa que reparei de diferente dos outros que já usei é que os trilhos ficam distantes do corpo do selim e o material da base é bem flexível tornando o conjunto confortável como um todo.

Enfim, não é um Adamo, Prólogo, Spz, etc. etc. etc, mas o custo/benefício é sem dúvida válido. Talvez precise de um tempo pra acostumar mas vale a pena e eu compraria novamente se fosse necessário. Talvez arriscasse o modelo B'Twin Sport Confort 500 que parece um pouco mais macio por conta da espuma aparentemente mais alta, não possui centro vazado e custa R$10 a menos. Mas como esse do post é o que comprei e uso, só posso opinar sobre ele. ;-)

Fique claro que esse não é um post pago pela Decathlon nem pela B'Twin porque não estou com essa bola toda. Só falo do que curto mesmo e recomendo produtos que usei e gostei. Se usar e não gostar, eu falo também.


Observação 1:
Comecei a escrever esse post em maio e estou terminando em agosto. Portanto, desconsidere qualquer deslize na temporalidade que eu possa ter cometido. Obrigado. \o

Observação 2:
Datando de propósito...
Num futuro próximo (talvez esse ano) a cara e talvez até o nome base do blog mude porque incluirei algumas outras coisas como minhas corridas de rua, fotos de eventos esportivos, reviews de algumas peças (quem sabe), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário