terça-feira, 28 de março de 2017

Sobre o Podcast Beco da Bike

Vamos começar do início. O Beco da Bike é um podcast sobre ciclismo. Mas Babo, o que é um podcast?
Segundo o Mundo Podcast, podcast é uma mídia de transmissão de informações, bem como a TV e o rádio, mas essa mídia é muito recente principalmente aqui no Brasil, onde atinge muito pouca gente. Na minha opinião, os podcasts são como bate-papos informais entre amigos/colegas a respeito de um assunto. Imagine o que um grupo de amigos, biólogos, conversariam numa mesa de bar sobre Evolução, sendo que um é especialista em paleontologia, outro em ecologia, o outro tá se formando, outro é cético sobre evolucionismo, etc. Seria uma conversa rica com pontos e contrapontos, fatos e achismos, mas muita informação boa seria compartilhada. É assim que vejo o podcast. Como uma mídia informal onde conhecidos falam de n assuntos dos mais diversos, mas tudo sendo gravado e depois compartilhado na internet para quem tiver interesse em ouvir.

E porque cargas d'água alguém falaria sobre ciclismo assim? Porque sim oras! Porque quem é apaixonado por bicicleta fala disso. Porque quem pedala e já participou (ou participa) de grupos de pedal locais falam sobre ciclismo. Porque tem muita gente que pedala e não faz ideia de um montão de coisas que dizem respeito ao mundo ciclístico. Porque uma pessoa vê a bicicleta de um jeito e outra, de outro jeito e o podcast faz com que o conhecimento sobre a bicicleta seja ampliado e alcance muitos. Porque há muitas dicas a serem compartilhadas. Porque... chega né? já dei motivos suficientes.

O Beco começou pela ideia do Werther, que é um apaixonado pela bicicleta. Ele é membro do Scicast (Podcast sobre ciência que tive o prazer de participar tempos atrás) que é um podcast muito bom e que sou ouvinte fiel desde quando os episódios eram divididos em 2 partes. Na formação fixa do Beco da Bike tem o Werther, o Pena e o Felipe. Sempre contando com um convidado, que no caso do episódio de BTT (ou MTB), fui eu.

O Beco trata de muitos assuntos do universo do ciclismo desde a história da bicicleta até a alimentação do ciclista, passando pelas modalidades e relatos de histórias de cicloviagens. Sempre com muito bom humor e descontração,  muita informação boa e dicas interessantes além de criar laços entre os ouvintes que fazem parte do clube do Beco no Strava. Se quiser entrar no clube, clica no link que deixei e diz que conheceu o clube porque leu sobre o Beco no Blog do Babo. Ficarei feliz em saber que teve gente que leu aqui, conheceu o podcast e foi lá no clube participar.

Se importa saber, podcast é a mídia que mais consumo hoje em dia. Divido meu tempo "livre" entre eles e séries ou músicas, mas sempre estou ouvindo um. Tem podcast pra todo gosto, diga-se de passagem. De "besteirol" à política internacional, de ciências a cinema, de nutrição ao universo nerd/pop e religião. Deixo aqui um norte pra quem não conhece e quer conhecer, comece conhecendo o Portal Deviante ou o B9.

Atualmente estou ouvindo esses:

Beco da Bike
Scicast
PodcastNBW
Xadrez Verbal
Ponto G
Mundo Freak
Nerdcast
Gugacast
Livrocast
Fronteiras da Ciência
Temacast
PQPcast
TPMcast
Tribo Forte

E ouço tb, com menos freqüência, o Braincast, o Mamilos, o Projeto Humanos (gosto muito desse!) e certamente estou esquecendo de mais algum.

No mais é isso. Vá lá no Twitter do Beco da Bike ou no clube do Beco no Strava dar um alô e diz que soube dele por aqui.

"Beco da Bike. O podcast onde os ciclistas se encontram!"

Abraços.

\o

Nenhum comentário:

Postar um comentário